segunda-feira, julho 12, 2004

O Invasões Bárbaras da Argentina

Quem gosta de cinema já teve ter visto ao menos um da ótima leva dos filmes argentinos recentes - Nove Rainhas, O Filho da Noiva, Valentin etc. Ontem assisti a "Lugares Comuns", que é tão bom que me leva a dizer que é na Argentina que se faz o melhor cinema da América Latina.

Eis o enredo: um velho e iconoclasta professor universitário é aposentado compulsoriamente, porque o governo está sem recursos para pagar seu salário. Daí tenta reconstruir sua vida, ao lado da mulher muito amada, de um casal amigo e do filho que mora em Madri e com quem tem uma relação difícil. O pano de fundo é a terrível crise argentina e seu impacto na combalida classe média local.

Pelo tipo de personagem, humor sarcástico e pelo clima político, lembra muito o "Invasões Bárbaras". Algumas das piadas e sacações do enredo são geniais e para um espectador brasileiro, a identificação é muito forte.

Também me impressiona uma mensagem comum aos filmes argentinos recentes. A de que, apesar da crise, é hora de começar de novo, reconstruir a vida. Gosto disso, porque nos brasileiros em geral o que a gente vê é simplesmente o beco sem saída da violência.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com