segunda-feira, julho 12, 2004

Al Jazeera e a Verdade no Jornalismo

Nao eh sempre que consigo ir ao cinema dois dias seguidos, mas tenho certeza de que dessa vez valeu a pena. Acabei de voltar do cinema onde fui assistir ao filme "Control Room". O filme eh um documentario feito por uma jovem indiana sobre a rede de TV arabe Al Jazeera e a sua participacao durante a cobertura da guerra do Iraque. Que filmaco! Desde o inicio o filme eh um contraponto mais do que necessario aa cobertura da guerra feita pelas televisoes americanas durante a epoca (que foi nada mais do que propaganda de guerra). A diretora filma as entranhas da sede da TV no Catar, enquanto seus jornalistas lutam para levar ao ar a visao arabe do conflito e seu custo em termos de vidas civis. Nao soh eh um filme comovente em alguns momentos como tambem deveria ser obrigatorio em qualquer curso de jornalismo serio. O filme mostra perfeitamente como as concepcoes de "objetividade" dos jornalistas durante uma guerra sao muito mais do que teoria de faculdade de comunicacao. Imperdivel.

1 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Ok. Partindo do pressuposto de que é possível uma única verdade jornalística, ou melhor, que exista uma verdade absoluta, faz sentido criticar a cobertura americana no sentido de que é parcial. No entanto, tomando a teoria da mônada como ponto de partida para uma análise do tema, cada indivíduo real possui e expressa a série infinita única - que é o que chamamos realidade - mas apenas uma porção desta. Isto é o que chamamos singularidade.

Ou seja, a verdade jormalística é, sempre, em última análise, uma verdade singular e parcial, porqu provém de um indivíduo real, como todas as nossas verdades contingentes.

julho 12, 2004 10:12 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com