sexta-feira, julho 16, 2004

A Raposa na Parede

A polemica do momento nos EUA eh um documentario chamado "Outfoxed: Rupert Murdoch's War on Journalism." A direcao, producao e edicao sao de Robert Greenwald, uma figura interessantissima que poderiamos definir como um cruzamento entre Michael Moore e o "Observatorio de Imprensa" do Dines.

Por aqui nao ha duvidas de que a Fox News (empresa de Rupert Murdoch, o magnata da midia global) eh a mais direitista rede de TV norte-americana. Sua transmissao da guerra foi uma piada -- cheia de "embedded journalism", odes a bandeira ("the Red, White, and Blue") e exortacoes a destruicao dos terroristas iraquianos. Ateh ahi, tudo bem -- patriotismo em guerra nao eh novidade. O que o documentario mostra, com memorandos conseguidos dentro da Fox, eh que havia de fato MANIPULACAO das noticias, em que (1) varias noticias nao iam ao ar por ordem superior; e (2) as que iam ao ar seguiam um padrao de "sanitizacao" e de adaptacao aa logica governamental. (Nota: qualquer semelhanca com a Rede Globo nao eh mera coincidencia, claro). "O que ha de novo tambem?", me perguntariam. Talvez para nos, nada. Mas o impacto por aqui estah sendo consideravel.

O que eh interessante eh que, com tecnologia digital e distribuicao internetica, Greenwald conseguiu montar o filme em tempo recorde (tres meses) e lanca-lo atraves do grupo de pressao MoveOn, que faz campanha contra Bush e tem entre seus doadores o bilionario George Soros. A Fox estah com um dilema nas maos: se processa-lo, vai dar ainda mais publicidade ao filme. Nada foi decidido ainda e o filme estah vendendo como pao quente.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com