quarta-feira, julho 21, 2004

Conspirando

Minha super-cumplice me mandou hoje essa nota por e-mail, encontrada na Internet:

"Jorge Ibargüengoitia é um escritor conhecido do leitor português, pois o seu romance As Mortas (Colecção Caminho de Bolso n.º 36) despertou um apaixonado interesse, de que foram eco múltiplas críticas em variadas publicações. Elas apontaram sempre uma mistura de terror e humor, que resulta num sabor muito próprio e intenso. Jorge Ibargüengoitia, escritor mexicano (bem mexicano apetece dizer), faleceu em Madrid, há anos, num desastre de aviação, já senhor de uma obra de romancista e dramaturgo consagrada por prémios importantes: Prémio de Teatro Casa de las Américas, Prémio Internacional do Romance «México», Prémio de Teatro «Ciudad de México», etc.

Os Conspiradores é um muito especial romance histórico, cuja trama se desenrola em 1810 no México, quando a ideia da independência nasce e as ilusões se enredam na realidade. Escrito num estilo sarcástico se bem que num tom quase neutro ou distanciado, Os Conspiradores é um texto contido e incisivo, que está à altura, pelo menos, das legítimas expectativas criadas por As Mortas.
O México e um escritor autêntico é o que está patente na obra de Jorge Ibargüengoitia, que Os Conspiradores exemplifica perfeitamente. Convidamo-lo a ler Os Conspiradores."

Nao li o romance, (infelizmente) desconheco o autor (nao deveria), mas acho que deve valer a pena ler!! A influencia foi indireta, com certeza...
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com