quinta-feira, julho 29, 2004

O que querem os indios?

Li o comentario da Leticia à minha primeira mensagem e fiquei pensando: afinal, o que querem os indios? A primeira reacao foi dizer que eles querem o mesmo que todos nos: uma vida melhor num mundo melhor. Mas acho que ha mais em jogo.

O movimento indigena nos Andes e na America Central nao é apenas uma luta por melhores condicoes de vida e demarcacoes de terra, embora inclua isso tambem. O ponto principal é a revindicacao de uma identidade cultural milenar, que tem sido desprezada desde que os espanhois destruiram os imperios Inca, Maia e Asteca no seculo XVI. Uma luta pelo reconhecimento, pelo direito a ser diferente.

Os indios daqui falam em ¨rejeitar a cultura ocidental¨ e defendem a auto-gestao de seus territorios, para fora da influencia do Estado nacional. Ha tambem a questao da coca, uma planta sagrada que virou materia-prima para a industria da droga. Imaginem se o mesmo acontecesse no Brasil com o feijao ou a mandioca e voces terao uma ideia do tamanho do problema.

O que posso dizer é que a questao indigena por aqui é absolutamente fascinante. As roupas que eles usam sao lindissimas e o modo amoroso e delicado com o qual tratam as criancas, um exemplo para todos nos, pretensamente civilizados.

1 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maravilhosa sua explicação. Realmente, se o feijão ou a mandioca virasse matéria-prima para o narcotráfico teríamos nas mãos um problema que conseguiria ser maior do que a gestão Garotinho-Rosinha (nesta ordem) no Rio.

beijos, Leticia

julho 29, 2004 12:34 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com