quinta-feira, julho 29, 2004

Bachianas Brasileiras

Na Europa, quando eu falava ¨sou brasileiro¨ as pessoas sempre citavam futebol ou novelas. No Equador, ser brasileiro é pertencer a um país de enorme força cultural, política e economica. Como mais de uma pessoa me disse por aqui, o Brasil é um país imperialista. O curioso é que eu conversava exatamente isso com meu orientador no doutorado, uns dois dias antes de viajar, por conta das abordagens que quero usar na minha tese.

Na America Hispanica, o Brasil é visto como um país gigantesco, com fome de território, sempre disposto a fazer o jogo dos EUA e pronto para assumir o controle de industrias importantes - petroleo, gas, mineracao - em seus pequenos vizinhos. Ao mesmo tempo, o Brasil é muito admirado, as pessoas aqui no Forum sao extremamente amaveis em seus elogios a nosotros, brasileños.

Ontem fui a um concerto de musica classica na Camara de Comercio de Quito. Tocou-se as Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos, com o compositor sendo saudado como o mais importante da America do Sul, senao do hemisferio. Imperialismo é isso aí. Morra de inveja, George W. Bush!

1 Comentarios:

Blogger Leandro Bulkool said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Maurício,

Realmente cai na questão da perspectiva. Enquanto daqui nós vemos um país sendo colonizado pelos norte americanos e por determinada classe social brasileira, eles nos olham como imperialistas.

Estranho, não? Confuso.

Abraços,
Leandro.

agosto 04, 2004 10:28 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com