sexta-feira, setembro 24, 2004

Infarto

Ontem à tarde o tio Ricky teve um infarto e está internado no CTI. Seu estado é bastante grave e há risco de morte. Ele tem todas as características para ter problemas de saúde: vida sedentária, alto nível de estresse, péssima alimentação e automedicação freqüente.

Há algumas semanas ele procurou meu pai pedindo um atestado para começar na musculação. Depois de ver os exames, meu pai lhe deu uma bronca: "Você não precisa de academia, precisa de um hospital". Mesmo assim ele foi para a malhação. Na quarta-feira, teve um princípio de infarto, meu pai novamente lhe disse que tinha que ser internado. Ele tomou um remédio por conta própria, se sentiu melhor e ficou em casa.

Uma das principais características da visão do mundo dos Santoro é que se alguma coisa de ruim acontece a você, a culpa é sua. Quem mandou não ser bom o bastante. O tom das conversas lá em casa nestas horas faria os generais nazistas parecerem pessoas cheias de tolerância e de compreensão. No fundo, é um tipo de mecanismo de defesa ("se eu agir certo, tudo sairá bem comigo") para tentar se proteger psicologicamente dos acasos, azares e absurdos desta vida.

Como se não bastassem os problemas de saúde do tio Ricky, ainda há questões financeiras bastante sérias, o plano de saúde não cobre a operação da qual ele necessita e o hospital custa R$750 ao dia. O Brasil não é para amadores, uma bobeada que você dê num planejamento com relação à escola, saúde ou aposentadoria pode ter conseqüências gravíssimas. Bem-vinda ao mundo dos pobres, classe média.

Aguardo os acontecimentos, mas segundo meu pai me explicou, a situação médica é muito, muito ruim. Espero o pior.

2 Comentarios:

Blogger Renato Feltrin said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

setembro 24, 2004 2:13 PM  
Blogger Renato Feltrin said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Triste, Maurício, muito triste. Desejo melhoras à seu tio.

Definitivamente o Brasil não é para amadores. Como dizia o velho Malthus: "the perpetual struggle for room and food", por bandas tupininquins, é quase insuportável.

Saúde e força.

setembro 24, 2004 2:42 PM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com