segunda-feira, setembro 27, 2004

Mais (e más) notícias

A cirurgia do tio Ricky correu muito mal. Ele precisava fazer cinco (!) pontes de safena, mas seu coração está tão debilitado que os médicos só conseguiram completar três. Seu estado de saúde voltou a piorar. O clima lá por casa está ruim, com sobressaltos a cada telefonema. É curioso como todo mundo só fala da morte em sussurros, como se estivéssemos numa igreja.

Meu irmão contou os detalhes do problema com o hospital. Segundo a direção, o plano de saúde de nosso tio ainda não tinha completado a carência necessária para a operação. Quando os diretores souberam que minha tia entraria na justiça, propuseram um acordo: a conta de R$40 mil sairia por R$8 mil. O desconto fez meu irmão desconfiar que o hospital estava mentindo e que o plano cobria a cirurgia.

“Você não faz idéia de como aqueles caras são filhos da puta, eles ficavam caçoando da nossa tia, dizendo que era só passar o chapéu e pegar cemzinho de cada parente para pagar a conta”, disse meu irmão. Na defensoria pública, lhes informaram que no caso de emergência, como a do infarto, a carência tem prazo máximo de 24h após a assinatura do contrato. Quer dizer, o hospital tinha tentado um golpe. De fato, o juiz deu ganho de causa, pelo menos provisoriamente, a minha tia.

Meu irmão ficou tão enfurecido com os diretores do hospital (que é uma entidade religiosa, supostamente sem fins lucrativos) que resolveu sair do plano de saúde de lá – ele tinha o mesmo que tio Ricky. Acontece com a saúde o mesmo que com a segurança: a classe média e a elite vivem na ilusão de que, pagando, vão ter acesso a esses bens e serviços. E na hora H, se descobrem apenas um pouco mais protegidos do que o resto. Cidadania ou é para todos ou é para ninguém.

Em todo caso, a rápida e eficiente atuação do meu irmão me fez lembrar de uma frase do personagem de Tom Hanks em Filadélfia, quando perguntado o que mais gostava na profissão de advogado: "É que às vezes - não com freqüência, mas em ocasiões inesquecíveis - ela é uma ferramenta para se fazer justiça."

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com