domingo, outubro 10, 2004

"Era Um Documentario!!"

Estamos celebrando este ano o 40o aniversario de um dos filmes mais brilhantes de Stanley Kubrick, "Doutor Fantástico ou Como eu aprendi a parar de me preocupar e amar a bomba". O filme -- uma comedia de humor muito negro sobre a Guerra Fria e a possibilidade de uma "guerra termonuclear total" -- eh uma licao em humor caustico e personagens inesqueciveis. Os tres personagens interpretados por Peter Sellers e o general maluco interpretado por George C. Scott sao absolutamente impagaveis.

Mas nao eh que entendemos errado o filme? De acordo com um artigo no NYT de hoje, o filme eh bem mais assustador do que seu humor deixa transparecer.

Para quem nao viu, eh referencia obrigatoria. Especialmente agora que vao relancar uma nova versao do DVD, com dois discos recheados de extras.

2 Comentarios:

Anonymous Anônimo said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

"Doutor Fantástico" é realmente um dos melhores do Kubrick. E certamente o melhor desempenho do Peter Sellers... Se bem que é difícil optar entre "Lolita", Clouseau, os zilhões de personagens desse filme, o convidado bem trapalhao e o alienado de "O Jardim Secreto". Pra mim, Peter Sellers é um dos maiores. Só não constataram porque era um "comediante", para os rótulos da Academia. Merecia um Oscar por cada personagem que compôs.

outubro 11, 2004 2:35 AM  
Blogger Maurício Santoro said... Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Além de ser uma ótima comédia, o filme é uma sátira das idéias do Von Neumann, um dos pais da teoria dos jogos, que defendia a guerra preventiva contra a URSS como a única solução racional para a Guerra Fria. Costumo contar essa anedota como exemplo em sala de aula. Infelizmente, faltou um Kubrick para Bush.

outubro 11, 2004 10:02 AM  

Postar um comentário

<< Home

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com